Você conhece as diferença entre iluminação Halógena, Xenon e por LED?

postado em: BMW | 2

Com o avanço nas tecnologias disponíveis para iluminação no mercado fica complicado entender os diversos nomes e o que de fato elas trazem de benefício para você. Lâmpadas de pisca, lanternas, faróis podem utilizar tecnologias diferentes, então vamos diferenciar as características a seguir:

Iluminacao-02

Inicialmente, vamos ao LED. Com definição de Diodo Emissor de Luz, ele produz luminosidade a partir de um semicondutor, é muito mais econômico do que as lâmpadas halógenas e dura aproximadamente cinco mil horas. Em termos técnicos, os LEDs alcançam luminosidade de 5.600 kelvin, que é a temperatura de cor da luz. Por isso, estima-se que uma moto que usa LED economize 37% de energia em relação a halógena, iluminando entre 1500-2500lumens.

Iluminacao-03

É a melhor tecnologia disponível, presente na nova GS1200 da BMW e na Ducati Multistrada, mas o problema, atualmente, é ainda o alto custo dessa tecnologia. Existe uma complexidade muito grande em se desenvolver um farol em LED, pois é preciso ter uma eletrônica sofisticada. Atualmente há várias montadoras que já adotam o LED.

Iluminacao-04

Já o xenon – ou xenônio – é o gás utilizado em lâmpadas incandescentes, que dura cerca de mil horas. O xenônio emite até três vezes mais luminosidade do que uma lâmpada comum, proporcionando mais visibilidade lateral e em longa distância ao motorista, além de consumir menos energia que as lâmpadas convencionais, algo em torno de 35w contra os 55w do halógeno padrão, iluminando entre 2000-3200 lumens.

Iluminacao-05

Esse tipo de iluminação requer um sistema de limpeza das lentes dos faróis para evitar a dispersão da luz, e há restrições ao seu uso no Brasil. É necessário o uso de um reator para acender a lâmpada, e o facho deve ser bem regulado para não ofuscar outros na estrada.

Iluminacao-06

A lâmpada halógena, é a lâmpada padrão com filamentos metálicos, mais barata e com menor poder de iluminação, comumente empregada nas motos. Elas podem ter tom mais azulados como nas Cristal/Diamond Vision, e tem em média 1000 a 1500 lumens de iluminação em 55W. A Touratech disponibiliza faróis auxiliares nas três tecnologias, sendo as motos mais modernas com o sistema em Led de 13W de potência. Eles podem ser neblina/neblina ou milha /neblina conforme lente escolhida.

Iluminacao-08

Também dispomos de sistemas de piscas em led e protetores para os faróis. Confira nossas opções para sua moto!

2 Responses

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.