Navegação Cotidiana x Planejada

postado em: Blog, Cursos, Expedição, Tours, Viagens | 0

 

Desde o advento dos navegadores GPS para uso civil, em meados dos anos 90, até recentemente com a utilização amplamente difundida dos aplicativos para smartphone, nossa navegação pelas ruas e estradas tem se concentrado naquilo que chamo de navegação cotidiana. Explico.

É um tipo de navegação que prioriza os pequenos deslocamentos, resolvendo nossas necessidades diárias na busca de destinos que não estamos acostumados a fazer com frequência. Ou seja, é a maneira mais simples e prática de se deslocar do ponto A ao B, e pronto.

Entretanto, temos alguma alternativa quando pensamos numa longa viagem terrestre, em que ficaremos vários dias na estrada e passaremos por locais desconhecidos? Existe alguma solução que torne essa navegação mais organizada e segura?

A resposta é sim. Atualmente temos um poderoso recurso para isso e costumo chamá-lo de navegação planejada.

De modo simples, a partir do momento em que estamos planejando o roteiro terrestre de uma viagem, podemos utilizar ferramentas tecnológicas (softwares, no caso) que nos permitam selecionar o caminho a ser seguido, as hospedagens diárias, os restaurantes, os atrativos turísticos ou qualquer outro ponto de visitação durante a jornada e, com todas essas informações agrupadas, repassá-las ao navegador GPS. Isso nos possibilitará, a partir do início da viagem, seguir exatamente por onde selecionamos, tornando nossa viagem muito mais prática e produtiva. Além do benefício óbvio da segurança, não perderemos nosso precioso tempo ajustando as rotas diárias no GPS.

Maravilha, não? E foi pensando nisso que desenvolvemos um treinamento que ensinará, passo a passo, todas as etapas de elaboração de um roteiro completo para uma viagem, tendo como base a navegação planejada.

Então, fique ligado que em breve divulgaremos, nas redes sociais da Touratech, o Workshop “Navegação Planejada: Criação de Roteiros para Uso no GPS”. Uma excelente oportunidade para que você tire o melhor proveito de seu GPS e aproveite ainda mais suas viagens de moto.

Roger Richter
Rides for Fun / South America

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.