BMW F850GS – A nova receita alemã para radicalizar na moto-aventura

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No Brasil, a BMW é a líder absoluta no segmento de big trail com sua R1200GS graças ao conforto incomparável que a moto proporciona ao seu piloto e garupa, somando-se a isso a possibilidade de encarar trajetos off para dar uma emoção extra na viagem. Porém, na categoria imediatamente abaixo da rainha das GS, as motocicletas de 800 a 1000 cilindradas, a representante da marca no mercado nacional, a F800GS perdeu fôlego e ocupava em abril de 2018 a 39º posição do ranking das motos mais vendidas do nosso mercado englobando todas as categorias, e 4º posição no segmento específico big trail, sendo seguida de perto pelo aumento de vendas da 5º colocada, a Honda CRF-1000L Africa Twin.

Na Europa, a BMW apresentou sua nova aposta para retomar pontos perdidos para seus concorrentes ingleses e japoneses no final de 2017: O novo membro da poderosa família GS foi batizada de F850GS e leva a BMW a um novo patamar nesse segmento.

O novo motor bicilíndrico de exatos 853 cilindradas entrega 95 cavalos na roda traseira a 8000 giros, garantindo um desempenho superior, mesmo considerando que a nova moto pesa 15 kg a mais que sua antecessora (os 10 cavalos a mais lidam bem com esse “pesinho” extra).

 

A nova F850GS traz muito mais que uma mera reestilização estética. Na verdade trata-se de um produto inteiro novo. O tanque de combustível, agora com 15 litros, foi reposicionado para uma posição mais convencional. O banco da F850GS com desenho em dois níveis, proporciona um conforto antes só disponível na versão Adventure da F-800GS. Como o elemento “conforto” é imperativo para esse projeto, o modelo vem com sistema ESA (Electronic Suspension Adjustment – Ajuste Eletrónico da Suspensão) que permite ajustar a ciclística da moto a forma com que o piloto gosta pilotar e as condições do piso.

Outra novidade da “850GS” é o painel TFT (thin film transistor liquid crystal display ou em bom português: display de cristal líquido baseado em transistores de película fina). No nosso mercado, a BMW R1200GS Adventure 2018, este avançado recurso se tornou um importante diferencial do modelo dentro do segmento devido a disponibilizar de forma clara uma série de informações referentes a pilotagem e a moto em uma tela equivalente a de um tablet compacto.

 

Outra mudança foi a adoção de rodas raiadas cuja disposição dos raios é a mesma de sua irmã de 1200 cilindradas, otimizados para pneus sem câmara (tubeless). As dimensões dos aros permaneceu 17 pol atrás e 21 pol na frente, o que mostra que a BMW pretendeu manter a melhor configuração para o piloto que encarar o off road.

A BMW não informou oficialmente quando sua novidade dará as caras em terras tupiniquins, porém, uma fonte ligada a marca me passou que é muito provável que em outubro tenhamos novidades sobre a F850GS por aqui.

Por
Carlos E. S. Junior
Touratech SP 

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